17/01/2011

Quem são os donos do Facebook?

Boom dos Petro Estados em 2011



O preço do petróleo está acima dos 90 dólares por barril e a OPEP e a Goldman esperam atingir os 100 dólares num futuro próximo. Enquanto este preço é um enorme obstáculo para o crescimento da maioria dos países, para os Petro Estados como a Rússia, Brasil e Canadá representa um estímulo gigante.
Segue-se uma listagem de 12 economias de grande porte que sofrerão um boom, caso o preço do barril passe de 60 dólares (2009) para 100 dólares (2011).
  
BrasilBoom de 2.39% do PIB
Indonésia - Boom de 2.77% do PIB
Canadá - Boom de 3.59% do PIB
Argentina - Boom de 3.75% do PIB
Colômbia - Boom de 4.31% do PIB
México - Boom de 5.01% do PIB
Noruega - Boom de 9.06% do PIB
Venezuela - Boom de 11.1% do PIB
Rússia - Boom de 11.8% do PIB
EAU - Boom de 18.3% do PIB
Irão - Boom de 18.7% do PIB
Arábia Saudita - Boom de 37.9% do PIB

Goldman Sachs restringe oferta privada no Facebook a "Offshore"


A Goldman Sachs decidiu restringir a oferta privada de acções do Facebook a investidores estrangeiros (não-americanos), invocando razões de possível compliance. Num comunicado divulgado no Wall Street Journal, o banco de investimento afirmou que iria limitar os 1.5 biliões de dólares referentes á oferta privada para “offshore”, uma vez que os investidores temiam que pudesse estar em causa conflitos com a regulamentação dos EUA. Isto é, sendo o número de usuários superior a 500 milhões, a empresa seria obrigada a divulgar informações financeiras detalhadas.
 
A Goldman Sachs já tinha investido 450 biliões (ver post no arquivo), juntamente com a russa DST. A DST é uma subsidiária da russa mail.ru, do bilionário Alisher Usmanov, cujos tentáculos na web se estendem à Zynga e Groupon, entre outros.

16/01/2011

Os 10 Estados dos EUA que dependem cronicamente das importações chinesas



Uma guerra cambial pode sair cara aos EUA. A lista abaixo mostra os estados norte-americanos mais dependentes das exportações para a China...


1. California - 9.7 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
2. Washington9.1 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
3. Texas - 8.9 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
4. Louisiana - 5.4 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
5. Oregon - 3.0 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
6. Illinois - 2.5 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
7. New York - 2.4 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
8. Ohio - 1.9 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
9. Carolina Norte - 1.8 biliões de dólares em exportações para a China em 2010
10. Georgia - 1.8 biliões de dólares em exportações para a China em 2010

As 10 pessoas mais influentes nos media em 2010


1. Julian Assange - Co-Fundador Wikileaks
2. Steve Jobs - CEO Apple
3. Sarah Palin - Ex candidata Presidencial EUA
4. Glenn Beck - Apresentador do The Glenn Beck Show
5. Jon Stewart - Apresentador do The Daily Show
6. Oprah Winfrey - Mogul de media e Apresentadora TV
7. Nick Denton - Fundador Gawker Media
8. Arianna Huffington - Co-Fundadora  Huffington Post
9. Rupert Murdoch - Chairman News Corp.
10. Mark Zuckerberg - Fundador e CEO Facebook

Como entrará o tablet da RIM no mercado corporativo?


O tablet da Research In Motion ainda não foi lançado, mas a empresa forneceu alguns insights sobre como os clientes corporativos poderão utilizar o dispositivo. Um dos cenários diz respeito ao sector do turismo. Alec Taylor, vice-presidente da RIM para o pelouro do marketing de produtos (B2B), afirma que tem mantido contactos com uma conhecida cadeia de hóteis para o fornecimento do Playbook. Os hóteis manifestaram interesse em disponibilizar o tablet aos seus clientes durante a sua estadia, seja para lazer ou para trabalho – afirmou Taylor em entrevista.

Este sistema permitiria libertar os hóspedes do incómodo de transportar os seus laptops em viagens. Pode também beneficiar o hotel permitindo-lhe oferecer um serviço único que poderia atrair tanto novos clientes como clientes habituais. Além disso o hotel pode carregar nos dispositivos informações sobre os seus serviços e políticas de funcionamento, conseguindo desta forma reduzir o excesso de papel nos quartos, assim como o trabalho associado à actualização destes documentos, afirma Taylor.
Este sistema de empréstimo pode ser feito com qualquer tablet, mas a RIM acredita que o Playbook é especialmente adequado à ideia, visto que o dispositivo suporta ligações sem fios para Blackberrys. Os utilizadores ao se ligarem ao Playbook podem aceder ao calendário dos seus Blackerrys, contactos e memorandos.

A RIM ainda tem de dispensar o tablet aos seus clientes corporativos, mas Taylor afirma que tem mantido conversas com mais de 10 CIOs (Chief Information Officers) da Fortune 100 para realizar testes piloto. Afirma também que é expectável procura acentuada de empresas do sector da Saúde e organizações que dependem de equipas de campo.

Menos claro é como essas empresas vão distribuir o Playbook aos seus colaboradores. Alguns comprarão em volume, tal como fazem com o Blackberry, visto existirem descontos para grandes compras, diz Taylor. Outros são susceptíveis de permitir ou até esperar que os seus colaboradores comprem os seus próprios tablets para depois oferecerm o suporte tecnológico para o dispositivo.

15/01/2011

Nova imagem da Starbucks traduz nova estratégia de crescimento global



O que têm em comum a Apple, McDonald´s e Nike? Além do preço das acções que duplicaram para mais do dobro do seu valor nos últimos cinco anos, todos possuem logótipos que são instantaneamente reconhecidos no mundo inteiro e têm a mesma aparência para uma pessoa em Nova Iorque como para uma pessoa no Rio de Janeiro, Moscovo ou Lisboa.

Isto é uma prova da força das suas marcas – razão pela qual a Starbucks segue rumo à alteração do seu logo. Embora, para já, exista uma resistência activa por parte dos fans da Starbucks a esta mudança, a intenção da empresa com esta alteração vai no sentido de criar uma identidade visual que seja globalmente perceptível da mesma forma. Ao retirar as palavras “Starbucks Coffee” remove a noção de linguagem sem cometer o erro de perder o elo de ligação com a marca actual.