10/12/2010

TED talks 2010 - Bill Gates

DST investe mais de 500 milhões no Facebook


Digital Sky Technologies, aka Mail.ru, o fundo de investimento russo que comprou participações em grandes start-ups de valorização elevada como o Facebook, Zynga e Groupon, afirmou hoje que o fundo de investimento investiu no total, 500 milhões de dólares no Facebook.
Um dos aspectos inovadores da estratégia de investimento da DST é que, ao contrário dos investidores finaceiros, a DST não quer lugares no conselho de administração das empresas em que investem (devem ser os CEO’s a manter o controlo das suas empresas).
Alexander Tamas, partner DST afirmou que investiu mas de 500 milhões no Facebook, pois confia na valorização do mercado secundário. Estima-se que o retorno deste investimento seja de 7x em menos de dois anos.


Os mitos do microcrédito


Revelações recentes acerca do papel de  Muhammad Yunus, prémio Nobel,  no alegado desvio de 100 milhões dos bancos Grameen começaram a gerar discussões acerca do valor do microfinanciamento nos paises em desenvolvimento. Os críticos procuram já há algum tempo uma plataforma para revelar os pontos fracos e mitos do microfinanciamento.

O primeiro mito é que o microcrédito não exige garantias. Os microfinanciadores assumem o controlo de todos os bens do mutuário (terra, casa, jóias, equipamentos, reservas de alimentos, animais, remessas de poupança, mobiliário, etc) e forçam estes a converter os activos em dinheiro em caso de risco

O segundo mito é o de que o microcrédito dá poder ás mulheres. Estas são frequentemente alvo de programas de microfinanciamento mas como revelaram as estatísticas, não beneficiam em comparação com os seus pares masculinos.
 
O terceiro mito é que o microcrédito permite empréstimos a taxas de juro reduzidas, em condições razoáveis. A taxa nominal cobrada é frequentemente superior à dos agiotas locais.

O quarto mito é o de que os reembolsos dos empréstimos correspondem a aumentos do rendimento disponível e sustentabilidade da economia. A insustentabilidade do microcrédito é por demais evidente.

O microcrédito só deve ser considerado como uma medida temporária. Não resolve os problemas da pobreza nem consegue tornar as comunidades auto-suficientes, nem tão pouco aumentar a autonomia das mulheres. Fornece sim, uma coverage para os estados e privados que investem neste segmento  - retorno financeiro que lhes permite investir em indústrias de crescimento rápido e beneficiar os ricos.

Os maiores ataques dos hacktivists que atacaram a Mastercard

Bem antes da Operação Payback ter atacado a PayPal e a Visa por terem cortado o financiamento para a Wikileaks, a organização de activistas (hacktivists) atacou cerca de meia dúzia de grandes organizações. A Operação Payback tem cerca de três meses de vida e pouco se sabe sobre a organização, excepto uma página na wikipédia. Pensa-se que está associada ao Piratebay e 4chan. Segue-se um  lista de ataques dos hacktists:

1.    Aiplex (por ter tentado barrar o Piratebay)
2.    Associação do Comércio Audiovisual de Portugal (por ter tentado processar o Piratebay)
3.    simmonsrecords.com (retaliação contra Gene Simmons dos KISS)
4.    Biblioteca do congresso dos EUA (retaliação contra investigações do FBI)
5.    Switzerland Post Finance (primeiro ataque em defesa de Assange)
6.    Mastercard (segundo ataque em defesa de Julian Assange)
7.    Visa (terceiro ataque associado ao caso wikileaks)


Existem mais ataques cuja autoria foi reivindicada pelo grupo mas de menor dimensão.

08/12/2010

As 25 mulheres mais influentes do século XX


Um survey recente identifica as 25 mulheres mais influentes do século XX.


• Jane Addams (1860-1935)
• Corazon Aquino (1933-2009)
• Rachel Carson (1907-1964)
• Coco Chanel (1883-1971)
• Julia Child (1912-2004)
• Hillary Clinton (1947-...)
• Marie Curie (1867-1934)
• Aretha Franklin (1942-...)
• Indira Gandhi (1917-1984)
• Estée Lauder (1908-2004)
• Madonna (1958-...)
• Margaret Mead (1901-1978)
• Golda Meir (1898-1978)
• Angela Merkel (1954-...)
• Sandra Day O'Connor (1930-...)
• Rosa Parks (1913-2005)
• Jiang Qing (1914-1991)
• Eleanor Roosevelt (1884-1962)
• Margaret Sanger (1879-1966)
• Gloria Steinem (1934-...)
• Martha Stewart (1941-...)
• Mother Teresa (1910-...)
• Margaret Thatcher (1925-...)
• Oprah Winfrey (1954-...)
• Virginia Woolf (1882-1941)

O futuro do livro

Google ao ataque


A Google revelou actualizações para o seu browser Chrome – uma webstore de aplicações e uma versão quase completa do sistema operativo Chrome OS. Sem dúvida que para os críticos, o Chrome OS está atrasado mas existem aspectos a ser considerados. A Google fez um negócio muito grande – tomou de assalto a maior parte do cenário competitivo, no contexto de cloud computing.

Vejamos:

1. O browser Chrome tem actualmente cerca de 120 milhões de utilizadores, o que reflecte um crescimento de 300% num ano. Isto é uma má notícia para o Firefox, mas ainda pior para o browser Safari da Apple. O browser da Google é rápido – o gigante dos motores de busca afirma que é 50 vezes mais rápido que o navegador mais rápido de 2008, com algumas medidas de segurança em cloud, como o o modo seguro ou isolando programas maliciosos que deixam de poder viajar através do computadopr do consumidor. Más notícias para empresas de segurança por firewall como a Symantec.

2. A loja virtual da Google acabou no primeiro dia com (apenas) 500 pedidos. Exibiu produtos na webstore de grandes marcas – Electronic Arts, The New York Times, Sports Illustrated, Time Warner e Amazon. Mas a intenção é claramente atrair milhares de pequenos app developers para criar novos aplicativos e transferir esses aplicativos para dispositivos móveis. Como referiu o vice-presidente da Google para a gestão de produtos, Sundar Pichai, o mercado potencial de 120 milhões de utilizadores Chrome é superior a qualquer outro operador de mercado.

07/12/2010

Todd Combs, o sucessor de Warren Buffet


Warren Buffet, dono da Berkshire Hathaway retirou Todd Combs de 39 anos da sombra e atirou-o para a ribalta no mês passado. Contratou Combs para desempenhar a função de gestor de investimento e para possivelmente ser o seu sucessor se/quando o ‘Oráculo’ de Omaha, de 80 anos, se retirar da gestão da carteira de investimento da Berkshire, no valor de 100 biliões de dólares. Pode ler-se num comunicado de imprensa de Warrent Buffet: “Durante três anos Charlie Munger e eu procurámos alguém do calibre do Todd para assegurar a gestão de uma parcela significativa da carteira de investimento da Berkshire. É com agrado que podemos afirmar que Todd Combs se juntará a nós”. Para já ainda não sucederá a Buffet como CEO.
Tombs tem estado á frente da gestão do hedge funde CastlePoint em Greenwich desde 2005. Tal como Buffet, Todd é um investidor de grandes empresas seguradoras, com 7 dos 18 investimentos na sua Tridente IV relacionados com seguradoras. Mas este não é um clone de Buffet. Enquanto o ultimo prefere a estratégia de buy-and-hold com se pode aferir nas participações chave da Berkshire – American Express, Coca-cola, Procter&Gamble e Wells Fargo, Combs é um trader activo.

Uma perspectiva surpreendente do que nos motiva

iPad2 chega no final de fevereiro de 2011


De acordo com o site Digitimes, a Apple notificou as fábricas da Foxconn em Shenzhen para procederem ao envio da nova versão do iPad nos próximos 100 dias, com remessas iniciais na casa das 400.000-600.000 unidades. Esta informação é atribuída a fontes de fabricantes de componentes em Taiwan. Segundo a mesma fonte o iPad2 será lançado no final de fevereiro de 2011, com a comercialização a ter início em abril. A Apple previu iniciar a produção em larga escala no início de janeiro, mas o cronograma foi adiado devido a testes do firmware do aparelho. Entre as novas funcionalidades do gadget destacam-se a câmara frontal para videochamadas e ecrâ retina como o utilizado no iPhone 4.

Siemens abre o seu próprio banco até ao final do ano


O conglomerado industrial alemão Siemens AG afirma ter recebido a autorização do regulador para iniciar a formação do seu próprio banco, expectavelmente até ao final do ano.
A Siemens afirmou que o banco irá aumentar o financiamento da sua divisão de vendas e melhorar a gestão de risco da companhia. O Siemens Bank GmbH também irá adicionar flexibilidade para o financiamento do grupo com a sua capacidade de se refinanciar através do Banco Central Europeu.
A autorização foi pedida pela Siemens em junho. A empresa diz que o banco terá como foco a carteira de clientes da companhia e outras operações bancárias corporativas, e que não fará banca de retalho.
O porta-voz da Siemens, Wolfram Trost, diz que o banco deverá ser inaugurado dentro de algumas semanas, provavelmente antes do final do ano.

A Siemens, sediada em Munique tem cerca de 400.000 funcionários no mundo.

Mais um CEO da Pfizer a renunciar


Mais um CEO da Pfizer a abandonar o cargo. Jeffrey Kindler, CEO da farmacêutica Pfizer renuncia ao cargo, sendo substituido por Ian Read que até aqui liderava as operações da companhia. A complexidade do sector junto com a mudança de paradigma poderão justificar a saída de Kindler. A empresa tem crescido nos últimos anos através de mega negócios, o mais recente dos quais – aquisição da Wyeth. Mas tudo o que a Pfizer tem conseguido foi ‘evoluir’ de uma empresa média preguiçosa para um gigante lento. O maior drama actual da companhia tem a haver com a expiração  da sua patente rainha no ano de 2011, ano em que o seu produto Lipitor perde a sua protecção. A empresa ainda é bastante rentável, mas não existe um caminho claro de crescimento no curto prazo. Não e assim muito surpreendente compreender a volatilidade do cargo de CEO da Pfizer.

06/12/2010

Starbucks e Kraft em luta judicial por café embalado


A batalha judicial entre a Kraft Foods e a Starbucks sobre a distribuição e promoção do seu negócio de café embalado cujo valor atinge os 500 milhões de dólares continua, e segundo a Kraft anunciou, está a avançar com uma acção judicial contra a Starbucks..

A Kraft Foods, com uma facturação global no valor de 48.000 milhões de dólares, é actualmente a segunda maior empresa no ramo alimentar e está a acusar a Starbucks de “tentativa de, unilateralmente, terminar a parceria estratégica com a kraft, que prevê direitos exclusivos para vendas, marketing e distribuição para o café embalado da starbucks em grossistas”.

Na segunda-feira, a Ktaft anunciou que tinha solicitado uma audiência preliminar num tribunal no sul de Nova York com vista a processar a Starbucks. Enquanto a Kraft diz que fez o negócio de café embalado de 50 milhões USD em 1998 para aproximadamente 500 milhões em 2010, a Starbucks acusou a Kraft de “não cumprir as suas responsabilidades contratuais”.
Alegadamente, a Kraft não conseguiu “manter a Starbucks envolvida nas decisões de mercado e respectivo contacto com os clientes”, violando assim o seu contrato de distribuição. Isto terá levado a uma erosão do brand equity e a experiência do ponto de venda o que provocou a decisão da Starbucks em rescindir o contrato que expira em 2014.

Como estão as pessoas a usar o iPad



Um survey recente feito a proprietátios do tablet iPad sobre a sua utilização revela insights com implicações para editores web, designers de aplicativos e fabricantes de tablets de outras marcas. Baseado nas respostas de mais de 500 proprietários foi possível verificar que:

1. O navegador web Safari é a aplicação mais importante do iPad. 
2. A maioria dos inquiridos afirma que estão actualmente a utilizar mais o iPad do que quando o adquiriram. Talvez se possa inferir que este não é só um novo brinquedo e que as pessoas não o vão colocar de lado quando estiverem aborrecidas. Veio para ficar.
3. Quase metade dos inquiridos tem o modelo 3G, o que lhes permite conectividade em qualquer lugar. Mas apenas metade desses (um quarto dos 500) afirma possuir plano de dados.

Um pouco mais de inflação na China pode levar ao pânico social




A inflação chinesa - incluindo a subida de 20% dos preços dos alimentos num único mês - está a atingir níveis que ameaçam a estabilidade social, de acordo com a RBS.
Para se ter uma ideia da vida na bolha de activos chineses, a tabela acima da autoria de Huang Zhen ajuda a demonstrar a gravidade explosiva que se avizinha.
Na tabela aparece descrito o orçamento mensal de um gestor de uma empresa estrangeira na China, que tem um salário de 480 mil yuan (USD 78000). No final de cada mês este fica com apenas 2.000 yuan em dinheiro para despesas pessoais. Mais inflação causaria pânico total.
Se os preços subirem 3%, ele deixaria de patrocinar os alunos pobres e, se os preços escalarem 5%, ele teria de cortar actividades extra curriculares para o seu filho. Se a inflação subir 8%, este gestor teria de reduzir o seu pocket money e nível de assistência para os pais. Se a inflação atingir 10%, o pânico rapidamente se alastrará.

E o exemplo acima, considera o exemplo de um homem que ganha 78.000 USD. De lembrar que na China existem mais de 1 bilião de pessoas que ganham menos do que isso, e que já começaram a entrar em pânico.

Os sinais alarmantes do rumo dos EUA em direcção ao Japão


Desde  a crise financeira dos EUA em 2008  têm havido muitas comparações com o Japão e sua "década perdida". A maioria das comparações marca o início de cada crise financeira como o final do ano de 1989 e 2007 respectivamente, para o Japão e para os EUA. Os analistas acreditam que cada um merece um esclarecimento: não só a década perdida precisa ser plural, mas a crise financeira dos EUA é mais adequadamente compreendida tendo em conta o ano de 2000 , quando os EUA entraram em bear market, consequência do estoiro da bolha dot.com.

A semelhança entre duas das maiores bolhas de ações do mercado financeiro na história não pode ser facilmente descartada, isto é, a  bolha financeira do Japão (com um pico no final de 1989) e a bolha dos EUA do mercado de acções (com um pico no início de 2000) comparam com algumas das maiores bolhas na história como a mania das tulipas, a British East India Company e o colapso da bolha do mar do sul. 

O índice Nikkei quadruplicou em cinco anos até um pico de 39 mil no último dia de 1989. Este entrou em colapso, resultando num período de duas décadas de baixa, tendo a volatilidade atingido proporções históricas antes de se enrolar perto 10.000 (75% abaixo da alta). 

O mercado dos EUA subiu 3 1 / 2 vezes nos quatro anos que antecederam à alta de 2000. Os rácios P / E para as empresas dos EUA conseguiram sair de um intervalo médio de negociação de 10/08 nos fundos importantes e 20-23 nos topos importante para a prévia de 80 anos, antes duplicar para cerca de 50 vezes os lucros para as médias e grandes empresas em comparação com  muitas empresas de alta tecnologia e com as dot.com - e isto exclui muitas empresas sem ganhos em todos os parâmetros. 

Na verdade, o mercado accionista do Japão, em 1989, foi o único no planeta, comparado com os EUA com maior índice de irracionalidade. Na mesma linha, o mercado imobiliário japonês foi o único grande mercado que poderia ser comparada com a bolha imobiliária nos EUA seis anos depois da explosão do mercado de acções dos EUA. 

05/12/2010

10 empresas de mercados emergentes com planos de criação de emprego na América do Norte



Quando a maioria dos americanos pensa em exportações dos mercados emergentes, associam de imediato roupas baratas e produtos electrónicos de baixa qualidade, mas há um novo tipo de exportações que os podem surpreender -  empregos.
As empresas indianas criaram 16.576 empregos nos EUA entre 2004 - 2009, de acordo com um relatório elaborado pelo gabinete de estudos mundiais India-EUA e o Instituto Robert H. Smith School of Business.
E não são só as empresas indianas, como revela um grupo de entrevistas realizadas a directores de recursos humanos da IBM na China. Verificou-se que 33% das empresas chinesas têm contemplado nos seus planos de expansão de operações no estrangeiro para os próximos 3 anos um número significativo de contratações na América do Norte. 




Wipro (Índia) - Estimativa de criação de 1087 empregos

Infosys (Índia) -  Estimativa de criação de 1000 empregos

TCS (Índia) - Estimativa de criação de 800 empregos

HCL America (Índia) - Estimativa de criação de 500 empregos

Crompton Greaves Ltd. (Índia) - Estimativa de criação de 250 empregos

Welspun Corp (Índia) - Estimativa de criação de 230 empregos

Embraer (Brasil) - Estimativa de criação de 200 empregos

Suntech Power Hold. Co. Ltd. (China) - Estimativa de criação de 225 empregos

Anji Yuankai Furniture Co. (China) - Estimativa de criação de 100 empregos

Providencia Inc (Brasil) - Estimativa de criação de 90 empregos


O marketing depois da recessão



Um pouco por todo o mundo, gestores de marketing e de vendas estão a cada vez mais a ser solicitados a fazer mais com menos. É uma quase imposição que muitos já ouviram falar em momentos difíceis. Mas a natureza da actual crise e das mudanças no mercado e ambiente de vendas tem sofrido desde a recessão de 2001-02, sugere que aqueles que seguem técnicas de sobrevivência e lentidão na decisão de arriscar em novos mercados, novos tipos de clientes ou novas abordagens de vendas sofrem exponencialmente no período de reajuste. 

Em crises anteriores, muitos marketeers diminuiram quase para metade nos seus resultados, em clientes rentáveis, regiões geográficas e segmentos de mercado. Hoje, essa abordagem pode revelar-se ineficaz, pois os problemas económicos do mundo estão a afectar os clientes e mercados de forma inesperada e extremamente complexa. Os profissionais de marketing devem assumir o diminuto potencial desse tipo de expectativas e focar fortemente nos bolsos dos consumidores de mercados emergentes e respectiva liquidez. Mas o marketing evoluiu rapidamente na última década, com os media tradicionais em declínio e com a internet e as redes sociais a alcançarem uma escala bastante significativa.

Empresas que seguem a receita de recessões passadas, provavelmente perseguição mercados e segmentos menos atractivos provocados pela crise actual e concentram demasiados recursos nos veículos tradicionais de marketing e de vendas directas. Para evitar estes erros caros, os gestores de marketing e vendas devem reavaliar as suas prioridades geográficas, carteira de clientes, investmentos de marketing, força de vendas - com uma especial atenção para a complexidade e interligação da economia à escala mundial e subsequente mudança desde a última recessão.

04/12/2010

Homens querem Android, Mulheres querem iPhone



De acordo com uma pesquisa da Nielsen divulgada esta semana, existe um gap de género distinto quando se trata de plataformas de smarthphones. Baseado num survey de 9.200 pessoas nos EUA realizada em agosto e outubro, o Android é a plataforma mais desejada entre os homens, com 33% dos homens entrevistados dizendo que querem um. O iPhone ficou em segundo lugar, com 29%.
Mas entre as mulheres, a Apple é rainha, com 31% das entrevistadas afirmando querer um iPhone, contra 23% que disseram preferir um smarthphone Android.

Quase não havia diferença entre os sexos no BlackBerry, com cerca de 12% dos homens e mulheres dizendo que preferiam o smartphone da RIM, mas o Windows Mobile foi ligeiramente mais preferido pelos homens, 7,4% para 5,8%. Atribuo isso a publicidade da Microsoft NFL blitz, mas este estudo foi feito antes do Windows 7 Phone ser lançado.

O levantamento também analisou a quota de mercado em outubro, e verificou-se um quase empate entre o BlackBerry e o iPhone com cerca de 28% cada, ficando o Android um pouco atrás com 23%.
Parece uma batalha de três vias hoje, mas mais uma vez o Windows Mobile tinha uma quota de mercado com uns surpreendentes 14% antes do lançamento do Phone 7, podendo afirmar-se que a Microsoft não está fora do jogo ainda. A Palm, por outro lado, com menos de 2% poderá estar em risco.

As 15 cidades mundiais com recuperação assinalável



A Brookings publicou um relatório global sobre as economias mais fortes do m2 antes, durante e após a recessão global.Não há dúvida de que a recuperação tem sido mais forte. Os mercados emergentes fazem backup de todos os 15 primeiros classificados, incluindo Xangai, Mumbai e Rio de Janeiro.O pior m2 na lista de recuperações é mais diversificada. Três cidades americanas faz a parte inferior desta listagem, junto com os favoritos Dubai, Atenas e Dublin. Como a taxa de desemprego da zona do euro atinge máximos de 12 anos, é expectável ver mais cidades europeias a deslocarem-se para o fundo da tabela. O relatório da Brookings, Deutsche Bank e London School of Economics classifica mais de 150 cidades globais por emprego e crescimento da rendimento disponível.



1 Istambul, Turquia 

2 Shenzhen, China

3 Lima, Peru

4 Singapura

5 Santiago, Chile

6 Shanghai, China

7 Guangzhou, China

8 Pequim, China

9 Manila, Filipinas

10 Rio de Janeiro, Brasil

11 Hyderabad, Índia

12 Mumbai, Índia

13 Bangalore, Índia

14 Melbourne, Austrália

15 Guadalajara, México


Bernanke afirma à CBS que o QE2 não está limitado a 600 biliões USD




Ben Bernanke dá entrevista ao programa 60 minutos este domingo á noite.
A entrevista foi pré-gravada e, segundo a CNBC, Bernanke disse à CBS que o QE2 (alívio quantitativo) não é necessariamente limitado a apenas 600 biliões USD.
A notícia empurrou o mercado ao final da tarde de sexta. Espera-se para ver se as transcrições integrais estão em alinhamento com o que vem a dizer ao longo do dia, e é muito possível que ele só tenha dito algo muito vago sobre o Fed deixando todas as opções em aberto, dependendo de como as coisas evoluem.
Dito isto, sempre foi muito bem sabido que isto é possível.
O estranho é: por que este tipo de mensagem?

PayPal cancela conta da Wikileaks




Primeiro, foi a Amazon a cortar os serviços de hosting para a wikileaks, agora foi a vez da PayPal cortar os pagamentos para a Wikileaks..
A Bloomberg relata que a PayPal suspendeu a conta da Wikileaks após saber que esta estava a infringir a lei. Embora a Paypal afirme que não foi pressionada pelo governo norte-americano, a dúvida está no ar.
No blog da PayPal pode ler-se:"O PayPal tem restringido permanentemente a conta usada pelo WikiLeaks devido a uma violação da política de uso do PayPal, que afirma que o nosso serviço de pagamento não pode ser usado para qualquer atividade que incentive, promova, facilite ou instrua outros em atividades ilegais. Nós notificámos o titular da conta para essa acção".



A magia da Google. Até quando durará?




"A Google não é uma empresa convencional. Não temos a intenção nos tornarmos numa ", escreveu Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da empresa de busca na internet, numa carta aos investidores antes da sua cotação em bolsa em 2004. Desde então, o Google tem polido a sua reputação como uma das empresas mais peculiares do planeta.Só este ano, se viram sinais de alargamento de horizontes, tendo a empresa avançado com uma participação num projeto de energia eólica ao largo da costa leste da América e testando os carros de condução automática, que já cobriu mais de 225,000 km em estradas do país.

A empresa Google tem sido capaz de suportar estes voos de fantasia graças ao seu negócio de busca online surpreendentemente bem-sucedido. Isso produziu retornos atrativos para os investidores da empresa, que viram a empresa transformar-se no espaço de apenas 12 anos a partir de uma pequena start-up num gigante com uma capitalização de mercado de 180 biliões USD, que se espalha através de uma sede imensa em Silicon Valley conhecida como o Googleplex. O Google também se estende em toda a web como uma aranha gigante, com uma perna em tudo, de pesquisa online e e-mail para redes sociais e aplicativos de software baseado na web, ou aplicações.

Muito do seu crescimento foi orgânico, mas o Google também investiu em força algumas aquisições de peso. Em 2006, pagou 1,7 biliões USD pelo YouTube, um site que permite que as pessoas postem vídeos. No ano seguinte,  a DoubleClick, uma rede de publicidade online, por  3,1 biliões USD. O Google está neste momento a tentar adquirir a Groupon, uma empresa de comércio eletrónico, usando alguns dos 33 biliões USD que possui em caixa.

Para continuar a crescer, a empresa terá que, não só crescer e diversificar negócio, mas também e fundamentalmente reter talento. A Google tem sido tão bem sucedida, em parte porque  criou uma espécie de paraíso para os engenheiros de software, que oferece vantagens, como massagens, refeições gourmet livre e outro tipo de benefícios ímpares. Mas a competição por talentos está ao rubro em Sillicon Valley. O Facebook, em particular, tem sido um caçador implacável do Google. Não só está a fazer marcação cerrada a alguns dos melhores geeks do Google, como também a alguns dos seus melhores cozinheiros...

Groupon rejeita, por agora, oferta de aquisição da Google




Groupon rejeitou a oferta de aquisição da Google no valor de 6 biliões USD, de acordo com uma pessoa próxima à Groupon. A rejeição, pelo menos temporariamente, frustra os esforços da Google para comprar o site de compra social, que teria sido a sua maior aquisição até à data.

De acordo com várias pessoas com conhecimento das negociações de aquisição, mas que não estavam autorizados a falar publicamente sobre o assunto, a Google estava ansiosa para comprar a start-up de crescimento rápido, com sede em Chicago, tendo mesmo elevado a oferta inicial pelo menos uma vez durante as negociações.

As opções para a Groupon incluem a possibilidade de permanecer independente, mas que implica um investimento significativo, pois o seu concorrente directo LivingSocial acabou por aceitar esta semana uma proposta de 175 milhões USD por parte da Amazon.com.

A network do grupo Groupon cresceu para 35 milhões de utilizadores em 300 mercados na América do Norte, América Latina e Europa. O grupo está a arrecadar mais de 1 bilião USD em receita anual. Este crescimemnto coloca entraves a um negócio como o da Google. Durante as negociações, as estimativas de receitas Groupon continuaram a subir rapidamente, enfraquecendo o valor da oferta do Google, de acordo com uma pessoa com conhecimento das negociações.


Raid da UE em empresas farmacêuticas suspeitas de antitrust


A farmacêutica inglesa AstraZeneca PLC e a farmacêutica suíça Nycomed SCA confirmaram esta sexta-feira que os reguladores da União Europeia tinham invadido alguns de seus escritórios esta semana  no decorrer de uma investigação ligada a possível posição abusiva de monopólio.

A Comissão Europeia disse que realizou as operações em escritórios de empresas farmacêuticas que supostamente atrasavam deliberadamente a entrada dos concorrentes no mercado de medicamentos genéricos de um medicamento específico (substituto genérico do inibidor da bomba de protões da Astrazeneca - Nexium).

Tony Fernandes - empresário do ano na Ásia



Foi um ano decisivo para AirAsia, e é por isso que o empresário Tony Fernandes, 46 anos, é considerado o man of the year, na Ásia. A empresa-mãe AirAsia Bhd, viu a sua receita no primeiro semestre crescer 18% em termos homólogos para US 562 milhões, enquanto o lucro líquido cresceu 24%, para US 131 milhões. A empresa poderá, hipoteticamente, pagar o seu primeiro dividendo ainda este ano. Paralelamente, esperam-se resultados positivos de investimentos privados de Tony Fernandes na Tailândia e Indonésia para o Q1 de 2011. Nome a reter para o ano que se avizinha.


03/12/2010

Neuromarketing - ficção ou uma verdade inconveniente para os actuais marketeers?



Neuromarketing é onde a ciência e o marketing se encontram. Este novo 'ramo'  testemunha um encontro histórico entre neurocientistas e especialistas em marketing, uma união que traz uma nova luz sobre a forma como tomamos decisões sobre o que comprar - tudo, desde comida, telemóveis, cigarros, candidatos políticos - e porquê.


A disciplina de investigação que ainda está a dar os seus primeiros passos - o neuromarketing, utiliza técnicas high-tech de ressonância magnética cerebral, como a fMRI e EEG, para investigar a actividade do cérebro. Este hardware de neuroimagem permite-nos examinar e analisar o que realmente impulsiona o nosso comportamento, as nossas opiniões, a nossa preferência por Coca-cola, iPods em vez de Zunes, ou o McDonald's em vez do Burger King.




Rockmelt






Pros
A integração social da rede;
Páginas de resultados de pesquisa pré-carregadas;
Plataforma Google Chrome  torna-o rápido e seguro.


Contras
É necessário fazer login com a conta do Facebook e dar-lhe acesso a todos os seus dados do Facebook;
Algumas falhas associadas a versão beta;
Interface facilitador de distracções sobre o utilizador.


Bottom Line
Baseado no código do Google Chrome, RockMelt Facebook faz parte integrante do navegador e páginas preloads de pesquisa para chegar ao seu resultado mais rápido.É bem executado, mas o interface é mais susceptível de criar distracções do que a de um navegador padrão. 


http://www.youtube.com/watch?v=bAPKPhoTqFY&feature=player_embedded#!



O pragmatismo dos novos consumidores chineses

Cada vez mais, os consumidores chineses estão a comportar-se como os seus pares no mundo desenvolvido. Eles são mais exigentes e pragmáticos do que nunca, ampliam os seus horizontes para além das preocupações básicas sobre características do produto. Além disso, eles estão dispostos a pagar para ter melhor valor e qualidade e estão a gastar mais tempo pesquisando e explorando nuances do produto. No entanto, os consumidores chineses também descobriram que eles estão a abrir um caminho exclusivamente chinês. O país oferece, obviamente, algumas das melhores oportunidades de maior crescimento no globo, especialmente para as empresas de produtos de consumo que entendem e respondem a este mercado em rápida evolução.



Apple á beira dos 10 milhões de unidades vendidas do IPAD

A Apple está prestes a atingir vendas na casa dos 10 milhões de unidades do seu tablet iPad, se não o atingiu já - salvo um colapso total nas vendas.
Até ao final do trimestre Q3 da Apple de 2010 , vendeu cerca de 7,5 milhões iPads desde o lançamento do produto em abril. Restrições na supply chain da Apple no último trimestre tornaram as vendas de 4,2 milhões uma desilusão.


RIM na jogada - Blackberry PLAYBOOK

Nem só de smartphones vive a RIM. Mostrado num evento em São Francisco, o tablet Playbook  vai ser vendido no início do ano de 2011 nos Estados Unidos, e depois do Q2 de 2011 vai ser vendido internacionalmente. O preço ainda não foi anunciado.
O tablet tem 7″, 9,7mm de largura, e foi mostrado pelo Presidente e co-CEO  Mike Lazaridis em São Francisco, e terá também um browser com suporte a HTML5duas câmaras HD (frente e costas), e portas HDMI e USB.
Por dentro é que o tablet faz a festa. Um processador dual-core de 1GHz e 1GB de RAM. Ele virá com uma versão especial do software da BlackBerry que tem multitasking  e permitirá videos em 1080p. Outras especificações incluem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n e suporte ao Adobe Flash 10.1.

Desemprego nos EUA passa barreira dos 9,6%

A taxa de desemprego nos EUA subiu para 9,8 por cento em novembro, acabando com as esperanças do mercado de uma recuperação mais forte e traduz um duro golpe político para o presidente Barack Obama.

A economia criou apenas 39.000 empregos em novembro, muito pior do que a previsão de aumento de 150 mil por analistas de Wall Street, e não com rapidez suficiente para acompanhar o crescimento populacional.