04/12/2010

A magia da Google. Até quando durará?




"A Google não é uma empresa convencional. Não temos a intenção nos tornarmos numa ", escreveu Larry Page e Sergey Brin, os fundadores da empresa de busca na internet, numa carta aos investidores antes da sua cotação em bolsa em 2004. Desde então, o Google tem polido a sua reputação como uma das empresas mais peculiares do planeta.Só este ano, se viram sinais de alargamento de horizontes, tendo a empresa avançado com uma participação num projeto de energia eólica ao largo da costa leste da América e testando os carros de condução automática, que já cobriu mais de 225,000 km em estradas do país.

A empresa Google tem sido capaz de suportar estes voos de fantasia graças ao seu negócio de busca online surpreendentemente bem-sucedido. Isso produziu retornos atrativos para os investidores da empresa, que viram a empresa transformar-se no espaço de apenas 12 anos a partir de uma pequena start-up num gigante com uma capitalização de mercado de 180 biliões USD, que se espalha através de uma sede imensa em Silicon Valley conhecida como o Googleplex. O Google também se estende em toda a web como uma aranha gigante, com uma perna em tudo, de pesquisa online e e-mail para redes sociais e aplicativos de software baseado na web, ou aplicações.

Muito do seu crescimento foi orgânico, mas o Google também investiu em força algumas aquisições de peso. Em 2006, pagou 1,7 biliões USD pelo YouTube, um site que permite que as pessoas postem vídeos. No ano seguinte,  a DoubleClick, uma rede de publicidade online, por  3,1 biliões USD. O Google está neste momento a tentar adquirir a Groupon, uma empresa de comércio eletrónico, usando alguns dos 33 biliões USD que possui em caixa.

Para continuar a crescer, a empresa terá que, não só crescer e diversificar negócio, mas também e fundamentalmente reter talento. A Google tem sido tão bem sucedida, em parte porque  criou uma espécie de paraíso para os engenheiros de software, que oferece vantagens, como massagens, refeições gourmet livre e outro tipo de benefícios ímpares. Mas a competição por talentos está ao rubro em Sillicon Valley. O Facebook, em particular, tem sido um caçador implacável do Google. Não só está a fazer marcação cerrada a alguns dos melhores geeks do Google, como também a alguns dos seus melhores cozinheiros...

Sem comentários: