08/12/2010

Google ao ataque


A Google revelou actualizações para o seu browser Chrome – uma webstore de aplicações e uma versão quase completa do sistema operativo Chrome OS. Sem dúvida que para os críticos, o Chrome OS está atrasado mas existem aspectos a ser considerados. A Google fez um negócio muito grande – tomou de assalto a maior parte do cenário competitivo, no contexto de cloud computing.

Vejamos:

1. O browser Chrome tem actualmente cerca de 120 milhões de utilizadores, o que reflecte um crescimento de 300% num ano. Isto é uma má notícia para o Firefox, mas ainda pior para o browser Safari da Apple. O browser da Google é rápido – o gigante dos motores de busca afirma que é 50 vezes mais rápido que o navegador mais rápido de 2008, com algumas medidas de segurança em cloud, como o o modo seguro ou isolando programas maliciosos que deixam de poder viajar através do computadopr do consumidor. Más notícias para empresas de segurança por firewall como a Symantec.

2. A loja virtual da Google acabou no primeiro dia com (apenas) 500 pedidos. Exibiu produtos na webstore de grandes marcas – Electronic Arts, The New York Times, Sports Illustrated, Time Warner e Amazon. Mas a intenção é claramente atrair milhares de pequenos app developers para criar novos aplicativos e transferir esses aplicativos para dispositivos móveis. Como referiu o vice-presidente da Google para a gestão de produtos, Sundar Pichai, o mercado potencial de 120 milhões de utilizadores Chrome é superior a qualquer outro operador de mercado.

Sem comentários: